Início » Destaque, Mídias Sociais

Métricas do Twitter

30 de novembro de 2009 Sem Comentários

Medidas Twitter

Com o “Boom” das mídias sociais, cada vez mais estamos criando métricas para descobrir como está a eficiência de uma campanha na web.

Antes era mais fácil. O ROI, quantidade de visitas/page-views e todas as outras informações eram facilmente vistas com ferramentas como o Google Analytics . Mas como medir com eficiência uma ação de Twitter, por exemplo?

Em ações 2.0 muitas vezes o individual tem que ser mais valorizado do que o coletivo. O usuário quer exclusividade, ele dá valor para a pergunta respondida de forma individualizada, ele se surpreende e, principalmente, divulga quando tem uma dúvida ou reclamação sanada.

Então se você pretende começar a divulgar seu negócio na web 2.0 prepare-se para informar, promover e, principalmente, responder muito! E ai começa uma primeira medida: “interações com usuários”. Sua empresa interage com 10 usuários novos por dia? Ótimo! E qual o objetivo desse contato? Reclamação, Sugestão, Elogio? Ah, você já viu isso no formulário de contato da sua empresa mas nunca pensou em classificar isso no Twitter? Não? Sabe por quê? Porque dá trabalho! Mas quem disse que mídia social não dá trabalho!

Quantas vezes por semana o seu perfil foi indicado para alguém? Uma, duas? Nenhuma? Essa é uma outra métrica interessante de ser cogitada. Não espere números enormes mas de valor a eles, afinal uma indicação é sinal de que a coisa está funcionando como deveria. Só MUITO cuidado se essa indicação vier com uma crítica muito agressiva, pode ser sinal de problema com esse usuário. Evite chegar aí.

Uma promoção pode ser uma boa. Mas nós já falamos aqui, ofereça algo que o internauta vai gostar. Evite promoções só para encher linguiça. E quando criar uma promoção não se esqueça de colocar uma “tag” que possa facilmente ser identificada. Evite termos genéricos como #promo, #promocao, #sorteio e similares. O Twitter tem uma ferramenta chamada Trend Topics, e ter seu nome ou sua tag inserido nos mais falados não tem preço. E melhor do que está no topo do Google!

Trend Topics

Monitore constantemente as palavras chaves da sua empresa, uma diminuição na quantidade de vezes que aparece o seu termo pode significar problema. Tente manter constante e quando tiver uma promoção ela irá naturalmente se elevar.

O Twitter está prometendo uma versão paga para gestão de perfis corporativos. Mas enquanto ela não chega mantenha no seu Excel ou use alguma ferramenta de gerenciamento que guarde essas informações ao logo do tempo. Quantidade de usuários que seguem e são seguidos é uma medida simples de ser coletada mas que muitas vezes não é comparada com o decorrer do tempo e nesse caso se perde um dado incrível que é o de novos seguidores por período (dia/semana/mês).

E lembre-se: a internet é só um veículo, pode ser o seu maior aliado ou pior inimigo.

Deixe o seu Comentário!

Autentifique-se para publicar o seu comentário.