Início » Mídias Sociais, Novidade

Você realmente sabe usar o Twitter?!

2 de dezembro de 2009 Sem Comentários

Como usar o Twitter?
Pergunta simples, não é? Mas e ai? Qual a resposta? Acredito que muitos vão dizer que sim! Afinal, uma rede social tão simples como essa não tem muito o que saber! Mas na minha vida de gestor de mídias sociais, conheci muitas pessoas que estão querendo entrar nesse mundo e quando olham para o passarinho azul ficam completamente perdidas!
Então pensando nas pessoas que estão começando, nas que já começaram (mas ainda estão perdidas) e nas já que se situaram (mas sempre querem aprender um pouco mais) estou começando uma série de posts sobre as boas condutas dentro do Twitter.

Primeiro um pequeno resumo sobre a rede: o Twitter é uma rede do tipo “microblog”. Ela permite que você responda em até 140 caracteres uma pergunta bem simples: o que você está fazendo agora?

Claro que as pessoas que adotaram a ferramenta utilizam ela para muito mais do que simplesmente dizer o que estão fazendo. Elas aproveitam seus 140 caracteres para divulgar seus produtos, sites interessantes, novidades, lançamentos, notícias, opiniões sobre determinados assuntos. Enfim, o universo das “tuitadas” é infinito.

A propósito, tuitada é o ato ou efeito de escrever uma mensagem do Twitter.

Acredito que essa rede social fez muito sucesso por ser uma das mais completas do mundo. Ela permite que o usuário interaja com um grupo específico de pessoas, com uma ou poucas pessoas diretamente ou com qualquer pessoa que esteja navegando na internet. Afinal de contas os micro-posts são abertos ao público e consequentemente ao Google!

Ficou um pouco complexo de entender esse parágrafo de cima, não foi? Mas veja como funciona o ato de seguir e ser seguidor para entender melhor.

Seguir uma pessoa significa dizer que você receberá em sua “caixa de entrada” todas as atualizações que aquela pessoa fizer. Sendo assim se você seguir 10 pessoas e cada uma fizer uma atualização por dia você terá 10 posts para ler. Se elas fizerem 5 por dia esse número cresce para 50 posts.

Ser seguido é exatamente o oposto. Significa que as pessoas que estão te seguindo recebem em sua página inicial todas as atualizações que você fizer. Ou seja, o que você publicar ficará no seu perfil e na página inicial (home) de todos que te seguem.

Esse é o básico do Twitter! Através do simples ato de tuitar alguma coisa você está gravando em seu perfil a mensagem e também informando ela para todos seus amigos.
Essa mensagem pode ter algumas características. Você pode “marcar” ela com alguma palavra chave em específico. Por exemplo: muitas pessoas quando estão falando que o dia está muito quente costumam colocar a TAG (palavra-chave) #hotday. Uma vez eu vi: “Hoje está tão quente que eu pedi um picolé e recebi um suco. #hotday”

Essa tag (ou hashtag) não é colocada à toa. Ela tem uma função. Que é unir pessoas com interesses em comum. Toda palavra que ganha o # na frente dela automaticamente vira um “link”, que é interpretado pelo Twitter como uma busca. Clicou na hashtag abre-se uma página com uma pesquisa das outras pessoas que também utilizaram a mesma tag.

Claro que você pode simplesmente procurar por HOTDAY na busca e terá o mesmo resultado,  mas o # automatiza o processo.

Por isso, caro amigo tuiteiro, não saia colocando # em tudo que é palavra! Muita gente faz assim: “nossa como estou #cansado hoje.” Criar essa busca #cansado não é algo extremamente útil. Faça um teste e veja se tem muita gente com a mesma tag que você está inserindo. Ai ela terá uma utilidade. Uma outra dica importante: não utilize acentos gráficos! A tag #diadascrianças é na verdade #diadascrian, do ç pra frente ela é ignorada.

Uma tag muito comum é a #fail. Ela é utilizada para dizer que algo não deu certo. Cuidado!! Quando encontrar ela muita vezes junto  ao nome de uma empresa ou uma promoção qualquer,isso é um péssimo sinal!

Sei que o meu post já está ficando grande, mas eu não queria terminar sem explicar o que é o RT.

RT é a abreviação de Retwitt, ou no abrasileirado retuitar. Você vai retuitar frases que outras pessoas postaram. Como regra, o retuite de ser feito sempre respeitando o autor.
Sendo assim para retuitar uma frase que eu falei por exemplo, você deve usar sempre antes RT @andrevita …
Agora você já sabe que ao encontrar o RT, ele significa que foi uma outra pessoa que postou aquilo. Se for algo do seu interesse ao clicar no @andrevita por exemplo, você terá acesso ao perfil daquela pessoa, e poderá ver os outros posts dela, e/ou adiciona-lá.

Lembre-se que o @ não é de e-mail! O @ (em inglês AT) é o prefixo comum aos nomes dos perfis. Se quando você se cadastrou no Twitter seu perfil foi http://twitter.com/fulanodetal você pode dizer que seu Twitter é @fulanodetal e sempre que alguém colocar o @fulanodetal em um post você receberá uma mensagem avisando que alguém “mencionou” você. Esse é o famoso MENTION.

Se você for daquelas pessoas que acreditam no “falem mal, mas falem de mim” torça para ter muitas menções. Se não, prefira ter menções só positivas ou até mesmo retuitadas, isso significa que alguém gostou de algo que você postou.

No próximo post sobre Twitter vamos aprender o que é o DM, como usar ele de forma eficiente. Vamos também ver alguns programas que facilitam a vida de quem quer tuitar todo dia.

Deixe o seu Comentário!

Autentifique-se para publicar o seu comentário.