Início » Destaque, Tecnologia

WordPress .com e .org

16 de dezembro de 2009 Sem Comentários

Muita gente pergunta qual a diferença entre os dois. E muita gente se espanta quando eu digo que existem os dois! Conheço várias pessoas que só conhecem a versão .com do WordPress. Por isso resolvi dedicar esse post para explicar as diferenças entre eles e, principalmente, as vantagens e desvantagens de cada um.

Para começo de conversa é importante saber que todos dois são ferramentas para construção de Blogs. Sendo que a versão .com é um sistema completo, HOSPEDADO! Enquanto que a versão  .org necessita ser baixada e instalada em algum servidor de hospedagem. Pronto! Basicamente é isso a diferença de um para o outro.

Já quando consideramos as vantagens e desvantagens o texto fica bem maior. O wordpress.com tem a grande vantagem de ser 100% gratuito. Isso significa dizer que você não precisa fazer nada para que ele passe a funcionar. Até o domínio você recebe gratuitamente, e ele ficará no formato seunome.wordpres.com.  Já o  .org necessita ser baixado inicialmente. Depois  instalado em algum provedor de hospedagem. Muitos provedores oferecem suporte para o WordPress.org e  inclusive alguns ajudam na instalação da ferramenta.

A grande desvantagem da versão instalada é que tudo nela precisa ser personalizada e atualizada manualmente. Já o primeiro ( .com) tem tudo prontinho, só falta você chegar lá e atualizar.

Então, meu amigo internauta que está querendo se tornar um “blogueiro”, você terá que decidir que nível de profissionalismo você quer ter. O blog instalado no seu servidor tem muito mais recursos do que o instalado nos servidores da WordPress. Ele permite que você personalize o template, instale plugins específicos e é visto com muito mais carinho pelos buscadores, principalmente pelo Google.

Para ser honesto eu nunca utilizei o wordpress.com por muito tempo. Sempre que o blog começava a se tornar mais sério nós transferíamos ele para um sistema personalizado.

Aqui nós vamos aprender muitos truques com o sistema instalado, inclusive vamos ver o passo a passo da instalação principal e de instalações opcionais. Aguardem e confiram.

Deixe o seu Comentário!

Autentifique-se para publicar o seu comentário.