Início » Novidade, Tecnologia

Qual Celular Escolher?

9 de março de 2010 Sem Comentários

Já faz algum tempo que eu queria escrever sobre esse tema, celular! Primeiro por que essa era uma dúvida que eu mesmo tinha, e também por que muitas pessoas acabam me perguntando a mesma coisa.

Antes de responder eu faço duas pergunta: qual a função que você mais precisa no seu celular? E em que o celular pode ajudar mais no seu dia a dia?

Se você, meu caro amigo leitor, já ficou pensando nas respostas, eu vou exemplificar com algumas das mais comuns entre as pessoas que conheço. Confira se você se encaixa em alguma delas, combinado? Caso nenhuma sirva pode mandar suas dúvidas no comentário que eu responderei com prazer.

Primeira função FALAR! Parece incrível que alguém ainda use o celular hoje em dia para isso, ehehehe. Mas é verdade, acreditem, tem gente que usa pra falar. Se seu objetivo é esse saiba que qualquer aparelho vai servir. Claro, alguns vão facilitar esse processo com fones de ouvidos com boa resposta, som mais nítido ou até com o cancelamento de ruídos do Nexus One (o celular da Google). Mas, em geral, um celular decente já tem todos os recursos necessários.

Nesse caso o que você deve ser preocupar é com o PLANO! Nada de ficar inventando milhares de planos mirabolantes. Feche um plano bom, que seja adequado à sua necessidade e esqueça os planos de cartões. Se você for fechar um plano corporativo, lembre-se que existem vantagens como tarifa zero entre os celulares do grupo.

Uma outra opção à ser considerada é optar por um Nextel. Ele é hoje a melhor solução para quem gosta, ou precisa, de comunicação ILIMITADA. Mas lembre-se: nem todo mundo tem rádio. É bom sondar antes se as pessoas que você precisa se comunicar tem um rádio também, caso contrário você estará em uma ilha de comunicação ilimitada.

Uma outra necessidade extremamente comum nos dias de hoje é CONECTIVIDADE. Agora vamos às funções da conectividade:

e-mail: Se você só precisa de e-mail, um Blackberry é a opção mais barata. Existem planos para 1 caixa de e-mail que são mais baratos que um plano 3G. E tenha certeza você nunca mais vai deixar de ver um e-mail na sua vida.

Navegação e outros serviços: se sua necessidade na internet é navegar com qualidade, eu sugiro um iPhone ou um celular com Android. Nesse quesito o que mais vai influenciar é o navegador, a tela e o sistema operacional. Na maioria dos casos o hardware é similar (apesar de eu considerar o iPhone mais consistente que os outros hardwares que utilizem Android)

Fãs de música, fotos e vídeos, vocês também estão aqui em nossos planos! Se você gosta mesmo é de multimídia, opções não faltam. Todos os celulares Androids e, claro, o iPhone fornecem um suporte muito interessante. Cada um tem vantagens e desvantagens. Se seu bolso não permite um aparelho como esse, existem diversas opções da Nokia, Sony e LG, mais em conta, e que oferecem uma experiência nesse campo fantástica. Particularmente, gosto muito das interfaces de administração de músicas da Sony, das fotos e vídeos dos celulares Nokia e acho as funcionalidades dos LGs bem interessantes.

Se você ainda não sabe o que você quer de um celular, ou, quer muito aterrize. Infelizmente você só poderá ter tudo com mais de um celular, pois até o iPhone (um dos mais completos do mercado) não tem TV Digital (Ah, o do seu amigo tem antena? Pode ter certeza que esse iPhone não é da Apple).

Celular hoje em dia é um mix de Hardware (aquilo que você joga na parede), Software (aquilo que você só pode xingar por que não funciona direito) e Operadora (isso mesmo… aquela que você liga para reclamar sempre). Seguindo essa teoria, eu arriscaria dizer que hoje em dia o melhor custo-benefício em celulares é a combinação:

iPhone – Apple OS – VIVO (com plano 3G ilimitado)

Permita-me justificar, iPhone e Apple OS que juntos fazem a melhor combinação de Sistema desenvolvido para o equipamento específico. E VIVO que é hoje a única operadora que permite conexão do iPhone com seu computador para compartilhamento de internet.

Querem mais uma combinação que eu acho interessante?

Motorola (DEXT) – Android – Claro/Vivo

Funcionalidades, um aparelho bonito e prático com as operadoras que comercializam ele.

E para finalizar a melhor combinação para o executivo 2.0?

RIM – BlackBerry – Nextel

A RIM fabricante do BlackBerry faz os smartphones mais robustos que eu conheço. Aliado a isso, a Nextel com seus planos ultra ilimitados faz com que você tem uma combinação matadora.

Espero ter ajudado. Queria me desculpar ao pessoal da HTC (inclusive meu celular atual é um HTC), e das outras marcas que não foram citadas, mas esse roteiro é só um pequeno resumo. Para falar de forma mais profunda sobre o assunto precisaríamos abordar muitas outras informações.

Deixe o seu Comentário!

Autentifique-se para publicar o seu comentário.